Instrumentos Musicais Artesanais


quem somos
Com trabalho independente e sob o comando de profissionais liberais e autônomos, o Macamba N’goma nasceu na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo em 2010 e em sete anos circulou por diversas cidades do Estado levando oficinas de construção de instrumentos e vivências de percussão, atividades essas que durante 2015 e 2016 foram mensalmente desenvolvidas em uma de suas sedes temporárias no bairro do Butantã na capital. Hoje o coletivo está instalado em São José dos Campos, no bairro dos Freitas, zona rural da cidade, onde encontramos grande potência de ampliar as vivências que oferecemos e firmar nosso trabalho de maneira que contribua ainda mais com a valorização do fazer artesanal em harmonia com o ambiente que nos cerca, bem como poder levar à população do bairro atividades que acrescentem culturalmente e que também possam servir como possível geração de renda, resgatando a cultura e as práticas artesanais.

Renan Fiote
membro fundador e arte-educador do Macamba N'goma. Músico, compositor e artesão na arte da construção de instrumentos musicais, vem tecendo junto ao coletivo redes que enxergam no artesanato o encontro com as culturas populares e ancestrais.

Luiza Snege
artesã e produtora do Macamba N'goma desde 2014. Atua como fotógrafa, professora e arte-educadora e encontra no coletivo o ritmo da inspiração e o reencontro com suas naturezas.

Tom Harryson
integrante do coletivo Macamba N´goma. Atualmente desenvolve trabalhos com música e permacultura.

Maue
membro fundador e arte-brincante, primeira inspiração e respiração do Macamba N'goma.
Nossas Inspirações
Foi a partir do contato de Renan Fiote com o Mestre Lumumba e com a Yalorixá Nádia que o coletivo nasceu. Mestre artesão de tambores, passou um pouco de sua prática para nosso membro fundador que a cada dia toma mais gosto por essa arte que é fazer tambores e instrumentos musicais
Mestre Jaime de Mar Grande, mestre de capuêra e de carpintaria, também é uma grande referência para nosso trabalho como arte-educadores e artesãos. Compartilhamos de sua metodologia de autonomia de movimentos para a libertação do pensamento e não padronização das ações. Grande amigo e parceiro na caminhada do Coletivo e de seus integrantes!
Em 2014 o coletivo dividiu a sede na garagem do Butantã com a Mestra artesã Teka Dutamboo, parceira que já conhecíamos há um tempo. Essa experiência foi enriquecedora e muito prazerosa, somos gratos por todos os ensinamentos e por todas as formas de troca que nos foram e são possibilitadas por essas Mestras e Mestres e por tantos outros que compõem nossas inspirações!