Instrumentos Musicais Artesanais

Conjunto Afro-Indígena

Conjunto Afro-Indígena
Desenvolvido pelo coletivo Macamba N'goma, o conjunto apresenta instrumentos produzidos artesanalmente com matérias principalmente orgânicas que trazem para o imaginário da criança a relação de utilização desses elementos através da experimentação e da música, transformando assim o olhar perante a natureza e aproximando nossas necessidades e nossos desenvolvimentos daquilo que provém do Meio Ambiente. Os instrumentos disponíveis para a combinação do conjunto são: agogô de castanhas, reco-reco de bambu, maracá e xequerê de cabaça, efeito de sementes, tambor de bambu (apocí), entre outros. Combinados entre si, estimulam além da experimentação musical livre, a possibilidade de desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a imaginação, a percepção sonora e tátil das diferentes texturas das sementes, além de ser um importante meio de tranquilizar o corpo e canalizar energias.

MARACA
Chocalho de origem indígena, feito com cabaça e sementes variadas que, ao se chocarem, produzem sons dos mais diversos, a depender da espessura e do tamanho da cabaça.
Importante na concentração e canalização de energia.

RECO-RECO
Gomo de bambu com talhos transversais, instrumento de origem africana que funciona a partir da fricção da baqueta nas hachuras.
Auxilia na coordenação motora e na firmeza do movimento.

AGOGÔ
Do iorubá akokô, significa "sino" ou "tempo". Feito com ouriços de castanhas que, combinados entre si produzem tons graves e agudos.
Utilizado para desenvolver as percepções sonoras e rítmicas.

PAU DE CHUVA
Instrumento de origem indígena, espécie de chocalho que, ao ser virado de um lado para o outro produz som semelhante à água. Feito de bambu e sementes variadas.
Estimula a criatividade e a imaginação e propicia o relaxamento.

XEQUERÊ
Do iorubá sekere, é um instrumento de percussão feito com cabaça envolta por uma rede de contas ou sementes.
Trabalha a percepção corporal e rítmica ao estimular a coordenação motora.

EFEITO SONORO
Molho de sementes variadas que emitem som ao se chocarem.
Facilmente transformado em personagem, estimula a imaginação e os sentidos.



TAMBORES DE CABAÇA
instrumento primário e presente nos registros dos povos originários (afro-indígenas), os tambores são feitos com matérias-primas abundantes no território brasileiro, que, por variarem em suas formas e tamanhos, variam também em seus timbres quando transformadas em tambores.
São extremamente importantes para o desenvolvimento da coordenação motora e da bilateralidade.

TAMBORES DE BAMBU
material resistente e ideal para o desenvolvimento de atividades com crianças, o bambu é rico em utilidades, além de estar presente no imaginário folclórico brasileiro. Os tambores são feitos com bambus gigantes e variam de tom de acordo com a espessura dos gomos e o tipo de afinação.
Além da bilateralidade com o uso das mãos, são ideais para tocar também com baquetas, o que traz mais agilidade para desenvolver certos ritmos e possibilita tirar outros timbres do instrumento.
BRINQUEDO, INSTRUMENTO MUSICAL E MATERIAL DIDÁTICO!
O Conjunto afro-indígena é também um canal para trazer para o dia a dia da criança a questão das narrativas afro-indígenas e a relação com a história que nos forma, já que oferece a presença de instrumentos utilizados por esses povos que nos antecederam e que, portanto, carregam muita força e muita história, fazendo com que o conjunto possa ser trabalhado em casa ou na escola de forma integrada e interdisciplinar.
*as imagens utilizadas foram autorizadas pelxs responsáveis.